Carnaval Consciente 2015...

20 Fevereiro 2015 11:33:55

 Carnaval e feriadão chegando e as pessoas já vem se programando para muita festa e diversão. Essa fórmula é praticamente infalível para quem quer um carnaval cheio de boas recordações. Só que muitas dessas podem trazer sérios riscos e lembranças nada agradáveis. Muitas doenças, das odontológicas às sexualmente transmissíveis (DST), podem ser transmitidas pela boca, através do beijo como exemplo da mononucleose, candidíase, herpes labial ou genital, tuberculose, hepatite, e não podendo esquecer as grandes vilãs como: HIV, hepatite B, sífilis entre outras inúmeras DSTs, transmitidas através do sexo sem proteção, objetos contaminados como seringas/agulhas usadas para o consumo de drogas.

A Secretaria Municipal de Saúde através das equipes de ESF, Atenção Básica e Vigilância em Saúde lança na próxima sexta (12/03) a Campanha de Carnaval 2015, com uma Blitz preventiva, na Rua Equador esquina com mercado Eger, no Bairro São João. A Blitz tem como público-alvo a população sexualmente ativa. O objetivo principal é reforçar que o uso da camisinha deve ser sempre um hábito possível de ser mantido.

Grande avanço foi conquistado em nosso município, em parceria entre a Secretaria Municipal, Estadual e Ministério da saúde, vem disponibilizar testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, que estão disponíveis neste primeiro momento conforme orientação da Vigilância Epidemiológica, na Unidade de Saúde do Bairro São João a toda a população, incluindo os demais bairros, durante todo o período de funcionamento, conforme a rotina de atendimento da referida Unidade. Nossa expectativa e que em um curto espaço de tempo estes testes estejam também, sendo disponibilizados nas demais Unidades de Saúde do município.

 

A utilização destes testes está diretamente associada às estratégias de ampliação do acesso ao diagnóstico da infecção pelo HIV, sífilis e hepatites B e C para a população geral. ”O diagnóstico precoce produz dois impactos positivos: o individual e o coletivo. Primeiro, é importante que o paciente saiba que está infectado, isso possibilita um tratamento eficaz e mais rápido, reduzindo os riscos e melhorando a qualidade de vida. Segundo, reduz a carga viral negativa. Viver com HIV não é simples, mas saber é muito melhor",

A execução dos testes rápidos, habitualmente, é muito simples: com apenas uma gota de sangue colhida, o resultado do teste rápido sai em 30 minutos. A pessoa recebe aconselhamento antes e depois do exame, e em caso positivo, é encaminhada para o serviço especializado.

Os profissionais de saúde devem recomendar a testagem aos pacientes, independente de gênero, orientação sexual, comportamento ou contextos de maior vulnerabilidade, bem como qualquer pessoa pode manifestar o interesse na realização dos Testes Rápidos, especialmente gestantes, sendo que todos serão avaliados através de aconselhamento pelo profissional de enfermagem para analisar a indicação da realização do teste neste momento ou não. O teste é gratuito, rápido, seguro e sigiloso.

É importante destacar que o trabalho preventivo realizado pela secretaria através das Unidades de Saúde acontece sistematicamente durante todo ano, mas que reconhecidamente no carnaval a atenção precisa ser redobrada, tendo em vista os dados alarmantes que surgem neste período. Lembramos que o uso do preservativo é 100% seguro contra as doenças sexualmente transmissíveis e também é eficaz como método contraceptivo

A alegria é uma qualidade divina, e, portanto, natural a todo ser! Certa vez li uma frase que muito me chamou atenção! “Enquanto não formos capazes de prevenir maus resultados, deveremos evitar aquilo que os possa ocasionar.” (Eddy – Ciência e Saúde p. 329).


EDITORIAS

Copyright © 2015. Todos os direitos reservados | Jornal Nossa Terra