Geral

Dentista de Correia Pinto teve trabalho premiado em Blumenau

TCC de Gabriela Kuhnen foi premiado em 1º lugar na modalidade painel - pesquisa, da XVlll semana acadêmica de odontologia na Universidade Regional de Blumenau.

Gabriela Kuhnen
Cirurgiã-Dentista - clínica geral / Aperfeiçoada em Endodontia mecanizada / Aperfeiçoando em Odontopediatria Consultório localizado Em Correia Pinto na Av. Tancredo Neves, 787. Telefone para contato: (49) 32431222 WhatsApp (47) 9 97192829

Cárie na primeira infância, é considerada um importante problema de saúde pública, pois a mudança no padrão de dieta e no estilo de vida tem contribuído para a evolução da doença. Agrava esse quadro, fatores como higiene bucal deficiente, hábitos alimentares inadequados, cáries não tratadas, exercendo um impacto negativo sobre a saúde geral, saúde bucal e, sobre o crescimento e desenvolvimento das crianças, interferindo na qualidade de vida das mesmas e de suas famílias (WHO, 2017).

Com o objetivo de levantar a situação de cárie dentária na primeira infância das crianças das creches de Correia Pinto, em 2017, foi realizado um estudo pela Dra Gabriela Kuhnen como trabalho de conclusão de curso da Universidade Regional de Blumenau (FURB), sendo aprovado pelo Comitê de Ética na Pesquisa em Seres Humanos (número 2.133.608).

O levantamento evidenciou uma elevada prevalência (34,8%) de necessidades de tratamento odontológico. Das 296 crianças examinadas, 106 apresentaram pelo menos um dente atacado por cárie, e destas, 103 necessitam de algum tratamento odontológico. Quanto ao tipo de tratamento que necessitavam: 88% restauração; 4,2% controle da doença cárie; 4% endodontia; 2,8% coroas protéticas e 1% exodontia.

A cárie de mamadeira, uma manifestação agressiva da cárie na primeira infância, tem inicio com mancha branca ativa e, quando não tratada, pode evoluir para lesão cavitada, até mesmo a perda precoce do dente, esteve presente em 36 crianças, correspondendo a uma prevalência de 12,2%.

Outro resultado da pesquisa é a polarização da doença cárie dentária, com a presença da doença cárie em 43 (14,32%) das crianças, com uma concentração de 62,2% das lesões de cárie. De modo geral, a prevalência e a severidade de cárie, assim como as necessidades de tratamento em crianças das creches deste estudo, foram altas, revelando as necessidades de implantação de ações integrais de saúde bucal para a resolução dos problemas.

Medidas preventivas e de promoção de saúde bucal, como escovação diária supervisionada, limitar o consumo de açúcar em alimentos e bebidas, visitas frequentes ao dentista para controle efetivo de lesões inciais antes da cavitação, contribuiriam com a prevenção da cárie na primeira infância.

O trabalho foi premiado em 1º lugar na modalidade painel - pesquisa, da XVlll semana acadêmica de odontologia, realizada na Universidade Regional de Blumenau em outubro de 2018. Disponível em: https://bu.furb.br//docs/MO/2018/364856_1_1.pdf



Cirurgiã-Dentista - clínica geral / Aperfeiçoada em Endodontia mecanizada / Aperfeiçoando em Odontopediatria

Consultório localizado Em Correia Pinto na Av. Tancredo Neves, 787. Telefone para contato: (49) 32431222 WhatsApp (47) 9 97192829


EDITORIAS

Copyright © 2015. Todos os direitos reservados | Jornal Nossa Terra