Colunistas

DOR EM EXTREMIDADE PODE TER COMO CAUSA A COLUNA

Por Drª. Edmara Bastos Ludwig.

Prezados(a) leitores(a)!

Você conhece a origem da sua dor? 

A maior parte da população acredita que dores nos ombros, joelhos, pé ou entre outras articulações o problema esta onde a dor se manifesta, mas em 40% dos casos essas dores elas vem advindas da coluna, sendo ocasionadas por trabalhos repetitivos ou que exijam um esforço físico muito intenso. Em alguns casos, a dor pode vim a se manifestar em diversas articulações do corpo devido a uma sobrecarga que compromete determinadas regiões, e a dor na coluna pode não apresentar uma causa aparente devido o paciente não sentir algum tipo de desconforto em determinado local da coluna. É importante lembrar que a maioria dos nervos nascem na nossa coluna. Portanto, é comum encontrar pessoas com dores nos braços que a fisioterapia precisa tratar a coluna cervical (pescoço). 

Sendo assim, em indivíduos que apresentam algum quadro de dor é importante observar em que momento e a partir de que local a dor teve origem, sendo ela de uma determinada articulação ou da coluna e se já ouve algum histórico de dor anteriormente. Essas dores podem vim acompanhadas com perda de sensibilidade e uma sensação de queimação/formigamento na região (que também pode irradiar), dor em repouso e com piora do quadro ao tossir e espirrar.

O tratamento pode ser feito com o uso de relaxantes musculares ou anti-inflamatórios, porém vale lembrar que, esses medicamentos trazerem diversos efeitos colaterais, combatem apenas a causa momentânea, não agindo em longo prazo. A fisioterapia é uma das formas mais eficazes de tratamento quando o assunto é sistema muscular e esquelético. Com o diagnóstico correto da patologia, exame clínico e anamnese (histórico do paciente), o fisioterapeuta pode direcionar o tratamento adequado e específico para cada situação, permitindo que o paciente tenha uma melhor qualidade de vida, mais para tratar esses problemas, é preciso, primeiramente, saber as suas causas.

Compete ao fisioterapeuta realizar uma avaliação minuciosa de cada estrutura do paciente, sendo possível dar um diagnóstico verdadeiro. Em pacientes que apresentam dor em extremidades como: (ombros, cotovelo, quadril, joelho, pé entre outros) é muito importante realizar a avaliação da coluna do paciente de forma global, com o objetivo de diagnosticar ou descartar qualquer disfunção que esteja relacionada à coluna. A fim de oferecer ao paciente um resultado ( tratamento ) rápido e duradouro.

Se você sente desconforto em qualquer extremidade, nas costas ou pretende prevenir desconfortos futuros venha ate a Clínica de Fisioterapia PhysioLife e agende uma avaliação com a Fisioterapeuta Drª. Edmara Bastos Ludwig e tenha uma vida com mais qualidade e com um tratamento eficaz.

A Clínica está localizada no Centro Comercial Correia Pinto (Antiga Loja Vale Tudo) na Av. Tancredo Neves, Nº 910 Sala I - Centro.

Contato: (49) 9 9119-9949

Imagens



EDITORIAS

Copyright © 2015. Todos os direitos reservados | Jornal Nossa Terra