Saúde

DORES NA COLUNA E A FISIOTERAPIA COMO ALIADA

Por Dra. Edmara Bastos Ludwig.

Dra. Edmara Bastos Ludwig.
Foto: Divulgação

Prezados(a) leitores(a)!

A dor na coluna afeta mais de 20 milhões de brasileiros e está entre as principais causas de ausência ao trabalho e de afastamentos pela Previdência Social, em alguns casos mais críticos levando as aposentadorias por invalidez.

Com a correria do dia a dia nos esquecemos da importância de cuidar da nossa coluna, uma boa postura nos ajuda a se proteger de uma série de problemas de saúde e dores durante toda a vida. A nossa atenção em gestos como dormir, assistir TV, mexer no celular deve ser constante, pois não é uma tarefa difícil estarmos com a coluna desalinhada em qualquer um desses momentos de nosso dia.

Na hora de mexer no computador e assistir à TV, o cuidado deve ser redobrado. É maravilhosa a sensação de se jogar no sofá ou em uma cadeira ao fazer qualquer uma destas atividades, porém, isso pode e é muito prejudicial à nossa coluna.

Para que possamos ter idéia, se dormimos com uma má postura poderemos sentir dor ou desconforto em nosso pescoço e nas costas no dia seguinte. Saber alinhar o pescoço no travesseiro pode ser um bom caminho para evitar esse tipo de problema.

Todo mundo está sujeito a sofrer com dores na coluna em algum momento da vida, independentemente da intensidade da dor e com origens muito diversas. Em muitos casos, a dor na coluna pode ser causada por má postura, inflamações, sedentarismo, estar acima do peso ou por movimentos bruscos ou repetitivos. Por ser um problema que pode ser causado por inúmeros fatores, o histórico do paciente é avaliado para que o diagnóstico seja feito de forma correta.

Porém, com um pouco de atenção conseguimos manter a coluna alinhada e causar menos impacto em nossa saúde e a fisioterapia é uma técnica usada para o alívio do problema.

A fisioterapia tem se mostrado bastante eficaz no tratamento desse tipo de problema, já que existem técnicas que agem no foco da dor. O fisioterapeuta após executar uma avaliação detalhada e minuciosa de acordo com a dor do paciente poderá usar métodos e técnicas como o alongamento e o fortalecimento da musculatura, o que poderá contribuir para a plena recuperação do paciente.

O tratamento fisioterápico vai além do que é trabalhado dentro da clínica, pois o paciente poderá realizar exercícios simples em casa durante um quadro de dor. Os resultados das sessões de fisioterapia para a dor nas costas são muito positivos e com o tratamento correto garantem a melhora clínica do paciente desde a primeira sessão. O fisioterapeuta poderá também orientar o paciente quanto dicas de postura ao dormir, sentar, levantar objetos pesados do chão e dicas de prevenção quanto a dor na coluna.

A rotina de atividade física é muito importante na prevenção das dores e manutenção de uma boa saúde. A atividade física três vezes por semana vai ajudar a fortalecer a musculatura que protege a região, já o contrário, uma musculatura fraca, gera sobrecarga.

Se você sofre de dores nas costas ou pretende prevenir desconfortos futuros venha ate a Clínica de Fisioterapia PhysioLife e agende uma avaliação e tenha uma vida com mais qualidade.

A Clínica está localizada no Centro Comercial Correia Pinto (Antiga Loja Vale Tudo) na Av. Tancredo Neves, Nº 910 Sala I - Centro.

Contato: (49) 9 9119-9949

Imagens

  • Dra. Edmara Bastos Ludwig.


EDITORIAS

Copyright © 2015. Todos os direitos reservados | Jornal Nossa Terra