Coronavírus

SC tem queda de 91% em lista de espera de leitos de UTI

Atualmente, há 27 pessoas na lista de espera, 91% a menos do que no dia 31 de março.

Foto: Secom

O Estado de Santa Catarina está mais próximo do equilíbrio da oferta e da demanda por leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Covid. Atualmente, há 27 pessoas na lista de espera, 91% a menos do que no dia 31 de março, quando havia 302. Ainda assim, neste momento há leitos disponíveis em outras regiões, com possibilidade de transferência. O dado foi levantado pela Superintendência de Serviços Especializados e Regulação (SUR) da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

As macrorregiões do Grande Oeste, Meio-Oeste, Grande Florianópolis e Foz do Itajaí não apresentam pacientes inseridos na regulação aguardando por leitos de UTI. No Vale do Itajaí, aparecem três solicitações, na Serra, uma, no Norte-Nordeste, 14, e no Sul são 19 solicitações.

"Esse resultado é reflexo do aumento no ritmo de vacinação em nosso Estado, que cresceu 75% na aplicação de doses nas últimas três semanas. Também conseguimos reduzir o número de mortes em 33,5%. Sabemos que ainda há trabalho pela frente, mas estamos confiantes que estamos no caminho certo", avaliou a governadora Daniela Reinehr.

Nestas últimas quatro semanas, a Secretaria de Estado da Saúde intensificou a ampliação da rede com a abertura de 63 novos leitos de UTI no Estado. Outros 40 ainda poderão ser abertos conforme necessidade.

Além da abertura de novos leitos, a recuperação se deve também ao fortalecimento da interlocução entre Secretaria de Estado, gestores municipais, prestadores hospitalares, mecanismos regulatórios eficientes, ações de vigilância em saúde e maior conscientização da população.



Secretaria de Estado da Saúde - SES



EDITORIAS

Copyright © 2015. Todos os direitos reservados | Jornal Nossa Terra