Janeiro Branco x Saúde Mental

02 Janeiro 2019 07:11:51

Por Dilmar Ribeiro, Mestre em educação, Professor do Centro Universitário.

ma.png

A busca pelo equilíbrio emocional muitas vezes pode envolver situações conflituosas que devem ser mudadas para tornar a pessoa mais sociável e adaptável às adversidades do cotidiano. Contudo a aceitação da pessoa consigo mesma é necessária para que se possa viver tranquilamente. É preciso ter a iniciativa de buscar o seu crescimento pessoal, conhecer novos lugares, e culturas, passos essenciais para o autodescobrimento e realização pessoal.

Assim o início de um ano é momento de fazer uma reflexão do ano que passou, viver o presente e planejar o futuro com projetos promissores não só de conquistas materiais, mas também que seja incluído questões relacionadas a saúde mental.

Em 2014 foi criado o Movimento Janeiro Branco, idealizado por profissionais da Psicologia porém pouco divulgado. O Janeiro Branco é dedicado à ações voltadas para a saúde mental, tendo como slogan quem cuida da mente cuida da vida”, inspirado em campanhas já conhecidas como Outubro Rosa e Novembro Azul, a campanha é um convite para a autorreflexão sobre o sentido da vida.

A qualidade dos relacionamentos interpessoais, tendo como princípio expor a subjetividade que forma os seres humanos. É sabido por muitos que algo que não é resolvido na mente, se soma ao corpo em forma de doença. Recentemente a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou uma pesquisa que analisou o estado da saúde mental no mundo, sendo que o Brasil lidera a taxa mais alta do continente latino-americano no que se refere a depressão e a ansiedade.

No entanto, isso não representa apenas dados, representa milhares de pessoas em sofrimento psíquico necessitanto de ajuda, na busca de uma autoanálise para dar sentido à vida. Então não espere a doença se instalar procure um profissional de saúde mental, que esclareça seus questionamentos e não menospreze seu sofrimento. Rompa com tabus e preconceitos ainda presentes na sociedade para equilibrar sua Saúde Mental.

 

Dilmar Ribeiro Pereira,Psicólogo, Mestre em educação, Professor do Centro Universitário Unifacvest

Email:pereiradilmar@hotmail.com

 

Imagens

ma.png

EDITORIAS

Copyright © 2015. Todos os direitos reservados | Jornal Nossa Terra