Economia

Otacílio Costa inicia na prática o 'Cidade Empreendedora'

Com o aval do gestor do município foi dada a largada para a iniciação do processo a partir dos eixos que norteiam a metodologia do Programa.

Foto: Ass. de Imprensa.

O primeiro passo para a implantação das políticas de desenvolvimento, em Otacílio Costa, se deu na última terça-feira (20), durante apresentação através de videoconferência, de como irão se desencadear as ações do projeto Cidade Empreendedora, do Sebrae. Na ocasião o prefeito Fabiano Baldessar de Souza, e alguns secretários de áreas vitais do município, conferiram a apresentação do projeto e de como tudo será trabalhado a partir de agora, e também tiveram oportunidade de dirimir as principais dúvidas.

Na apresentação, o agente Ricardo Luiz Klein explicou como as ações se darão, a partir de alguns eixos que norteiam a metodologia, tendo como foco o desenvolvimento territorial do município, com base na transformação das políticas públicas. Quanto aos eixos, os agentes darão suporte à Sala do Empreendedor, num ambiente para atender, capacitar e orientar os empresários, com ampla consultoria e apoio. No eixo das Compras Públicas, em que serão trabalhadas, entre outras coisas, a adequação dos processos licitatórios de acordo com a legislação. Já no da Desburocratização, se dará especialmente diante da necessidade de abertura, alteração e baixa de empresas. O quarto eixo, o da Educação Empreendera, terá foco voltado aos professores e alunos, que devem passar por capacitações online valorizando a proatividade, entre outros processos.

O gerente regional do Sebrae, Altenir Agostini ressaltou de que o Programa Cidade Empreendedora estabelece soluções e foca em resultados, numa sociedade em que cada um tem de prestar conta mensalmente. - Ações que convergem na mudança do negócio em curto e a longo prazos, através de aplicação de políticas de desenvolvimento que impactam positivamente na transformação. Ressaltou ainda, de que o Programa está em seu terceiro ciclo, e que a partir de Santa Catarina tornou-se referência nacional.

 Pensamento desenvolvimentista

O prefeito Fabiano Baldessar de Souza que entende bem a necessidade de contar com a parceria do Sebrae, tem o objetivo de fortalecer a estrutura administrativa da Prefeitura, com capacidade de poder resolver não somente os problemas internos, mas também os externos, além de com uma equipe de secretários afinados em desempenhar e atingir metas. De parte da Prefeitura, há também o foco em dar atenção diferenciada às pequenas, médias e grandes empresas do município. "Estão programados grandes investimentos de empresas locais e outras estão chegando. Portanto, precisamos ter uma estrutura administrativa organizada para dar base na chegada delas", salienta o Prefeito.

A assinatura do contrato com o Sebrae, que já está autorizado a dar início imediato às ações, e a definição do interlocutor, o chefe de gabinete Luiz Carlos Marchiori, deverão se somar a uma outra parceria que está sendo formalizada com o Serviço Social da Indústria (SESI), visando ampliar a profissionalização da mão de obra de jovens que atuam nas linhas de produção das empresas.

Por fim, ficou alinhavado o trabalho a ser aplicado por um time de consultores especialistas. Nesta primeira reunião se garantiu o alinhamento entre os consultores do Sebrae, prefeito e secretários. Resta apenas contextualizar um evento de lançamento oficial, de forma híbrida. Porém, conforme disse Altenir Agostini, esta primeira conversa deixou clara a necessidade de se trabalhar e garantir o resultado. "São ações que melhoram a qualidade de vida das pessoas, resultam em novos empregos, e fomentam campanhas que movimentam o comércio e a economia local", finalizou.



Assessoria de Imprensa Sebrae



EDITORIAS

Copyright © 2015. Todos os direitos reservados | Jornal Nossa Terra