BR-116 em Ponte Alta será interditada para detonação de rocha |
De Correia Pinto para o mundo
-
Divulgação. -
Jovem correiapintense fará um intercâmbio de aproximadamente um ano em Taiwan, ela foi selecionada pelo Rotary da cidade.
O Intercâmbio de Jovens do Rotary Club é uma oportunidade espetacular para jovens que desejam ter uma experiência internacional. Neste tipo de intercâmbio, o jovem pode passar de algumas semanas até um ano vivendo em casas de família e estudando no exterior. As famílias que recebem o estudante fornecem moradia, alimentação e auxílio na adaptação à nova rotina.
O Rotary Club de Correia Pinto promoveu um teste seletivo para escolher um jovem da cidade para vivenciar a experiência de um intercâmbio. A classificada foi Maria Rafaela Bueno Befart, ela fará um intercâmbio de aproximadamente um ano na cidade de Taichung em Taiwan, cujo idioma é o Chinês.
Segundo Rafaela que embarca no próximo mês de agosto, a ideia do intercâmbio surgiu através de uma conversa com uma prima rotariana que mora em Lages, "Fiquei muito animada com a possibilidade de poder ter essa experiência, que é única na vida de um adolescente, pois a mesmo agregará conhecimentos culturais, linguísticos, experiência de vida bem como, o desafio de viver em um país estranho com pessoas e costumes muito diferentes. Sei que não será fácil ficar um ano longe da minha família, amigos e a comodidade de estar no próprio país, mas estou disposta a aceitar esse desafio através do qual ganharei muito aprendizado, farei novos amigos e também terei a chance de divulgar a beleza e os costumes do nosso país. Como rotariana tive a possibilidade de conversar com vários intercambistas, que por sinal adoram nosso país, e me senti segura para dar esse passo que é, ao mesmo tempo, sonhado e temido. Meus pais estão contentes, mas um pouco apreensivos. O apoio deles é essencial, haja vista, que vão pagar todas as despesas da viagem e um extra mensal, para que eu possa ter mais segurança. Eles também pensam que esta é uma grande oportunidade para que eu amplie meus horizontes em relação aos estudos, o comportamento humano e crescimento pessoal. Gostaria de citar que o apoio do Rotary Club Correia Pinto foi imprescindível para que eu pudesse participar deste intercâmbio", finaliza a intercambista.
Em 2004, Francisco Pierre Pereira Alves fez um intercâmbio de 40 dias nos Estados Unidos, permanecendo em torno de 10 dias em cada cidade e morando em casa de rotarianos americanos. Conforme Pierre foi uma das maiores e melhores experiências que tive, pois além do contato com as famílias, "conhecendo seu estilo de vida, costumes e hábitos alimentares, pude visitar empresas, hospitais, bibliotecas, presídios, propriedades rurais (lavouras, laticínios), Escolas, Prefeituras, Câmara dos Deputados, Base Aérea da Flórida, escritórios de contabilidade e advocacia, assistir audiências, conhecer projetos, sistema político-administrativo, enfim, muitas coisas que me enriqueceram culturalmente, como profissional, como cidadão e como pessoa", explicou.
Para a Presidente do Rotary em Correia Pinto, Neusa Thibes, o intercâmbio é mais um relevante serviço que a entidade vem prestar ao município, "além de propiciar a ida de uma estudante para outro país, para aprimorar e ampliar seus conhecimentos, este projeto acaba por auxiliar no desenvolvimento da cidade, pois, certamente, ao retornar, a intercambista trará muitas ideias e sugestões para todos nós. Por outro lado, no mesmo período, o Rotary de Correia Pinto também receberá o estudante Maximo Hermosillo Silva, que virá do México, e ficará um ano na casa dos rotarianos e demais pessoas interessadas, contribuindo para a divulgação e compartilhamento de cultura e troca de informações", finaliza.
SAIBA MAIS SOBRE O INTERCÂMBIO DO ROTARY:
- JNT: Quem pode participar nesta modalidade de intercâmbio?
Pessoas de 15 a 19 anos de idade têm a oportunidade de conhecer outras culturas, aprender novos idiomas e ampliar seus horizontes. Os Rotary Clubs patrocinam o programa em mais de 100 países, transformando os nossos jovens em verdadeiros cidadãos do mundo.
- JNT: Quais são os benefícios?
Os participantes têm a oportunidade de:
Desenvolver suas habilidades de liderança
Conhecer novas culturas e idiomas
Fazer amizade com jovens de outros países
Tornar-se cidadãos globais
- JNT: Qual a duração do programa?
O intercâmbio de longa duração cobre todo o ano letivo. Os participantes moram com diferentes famílias anfitriãs e estudam em escolas locais. O intercâmbio de curta duração pode durar de alguns dias a até três meses e é geralmente estruturado como excursão, estadia em casas de família ou acampamento de jovens no período das férias.
- JNT: Quanto custa participar?
Hospedagem e mensalidades escolares são cobertas pelo Rotary. Cada programa varia, mas geralmente os estudantes são responsáveis por:
Passagem aérea (ida e volta)
Seguro-viagem
Despesas com passaportes e vistos
Gastos durante o intercâmbio e qualquer viagem ou excursão adicional
- JNT: Quem pode hospedar um intercambista?
Hospedar um estudante é uma excelente experiência. As famílias anfitriãs oferecem estadia e compartilham seu dia a dia com os participantes do programa, envolvendo-os em atividades familiares, comunitárias e culturais. Todas as famílias passam por triagem e treinamento.
Para mais informações, contate o Rotary Club de Correia Pinto.
Deixe seu comentário