BR-116 em Ponte Alta será interditada para detonação de rocha |
Intestino, o segundo Cérebro
-
Divulgação. -
O intestino tem neurônios e aloja trilhões de bactérias.
Dentro do sistema digestivo humano existe o que alguns pesquisadores já chamam de "segundo cérebro", com meio bilhão de neurônios e mais de 30 neurotransmissores (incluindo 50% de toda a dopamina e 90% da serotonina presentes no organismo,responsável pela regulação do sono, humor e vias sensoriais do nosso corpo, controlando a sensação de saciedade e bem-estar). Tudo isso para controlar uma função essencial do corpo: extrair energia dos alimentos. Mas novas pesquisas estão revelando que não é só isso. Os neurônios do intestino podem interferir, sem que você perceba, com o cérebro de cima, o da cabeça - afetando o seu comportamento, as suas emoções e até o seu caráter. Alterações no sistema digestivo provocaram alterações no cérebro.Tanto o seu humor pode afetar o aparelho digestivo, quanto o seu aparelho digestivo pode afetar o humor", diz o médico Carlos Francesconi, professor da UFRGS, causando doenças como a depressão.
E esses processos são influenciados por bactérias. O intestino tem neurônios e aloja trilhões de bactérias, boa parte delas envolvidas em processos cruciais ao organismo, chamada de microbiota.O intestino tem cerca de 500 milhões delas, calcula o gastroenterologista Eduardo Antonio André, do Hospital do Servidor Público Estadual, em São Paulo. A microbiota tem papel decisivo na manutenção da saúde. Ela auxilia a digerir alimentos e a nos proteger de infecções, um desequilíbrio nas bactérias pode provocar várias doenças pois desempenham um papel importante no sistema imunológico.
A colonização do intestino começa logo após o nascimento e evolui com o passar dos anos, porque nascemos com uma flora intestinal estéril. As bactérias são nossas amigas e uso de produtos e alimentos que prejudiquem a microbiota acabará também prejudicando a você. Os principais agressores da flora intestinal são: antibióticos, produtos químicos, glúten, laticínios (para aqueles que são sensíveis), abuso de álcool, açúcar, comidas processadas, gorduras trans e hidrogenadas, estresse, falta de sono, sedentarismo. Ou seja, a nossa flora intestinal é totalmente influenciada pelo nosso estilo de vida.
Portanto, se comermos comida pouco saudável, a microbiota é alterada e o corpo inteiro vai sentir esse impacto. Mantenha sempre seu intestino saudável, é aconselhado alimentos ricos em triptofano e ômega 3, como carne, peixe, ovo, abacate, amendoim, castanha de caju, banana e couve-flor.
A vida é feita de escolhas e atitudes, faça e mantenha as suas!
Dra Saula Letícia Eid
Médica Clínica Geral -UFSM-RS-CRM 15685
Pós - Graduação em Cardiologia - CESVA-RJ
Pós - Graduação Multiprofissional em Medicina da Família - UFSC-SC
Pós- Graduanda em Medicina do Trabalho - UFRGS-RS
Deixe seu comentário