BR-116 em Ponte Alta será interditada para detonação de rocha |
Setembro Amarelo
-
Divulgação -
Aproveitando o final de setembro vamos abordar um tema comum em todos os meses do ano.
Aproveitando o final de setembro vamos abordar um tema comum em todos os meses do ano. Por que Setembro Amarelo? Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do SUICÍDIO. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior as vítimas de AIDS e da maioria dos tipos de câncer, tornando-se um problema de saúde pública. Segundo a Organização Mundial de Saúde 804 mil mortes por suicídio em 2012 no mundo, 220 casos por dia; a cada 40 segundos uma pessoa pratica o ato do suicídio.Está entre as 10 principais causas de morte; é a segunda causa de morte entre a faixa etária de 15 a 29 anos.
O suicídio não é covardia e nem heroísmo. É um fenômeno complexo, que não tem explicação, resultado de um processo multifatorial. É frequente em pacientes com algum grau de alteração na saúde mental, nem sempre diagnosticados, relacionados a doenças como:depressão, transtorno de personalidade, alcoolismo, esquizofrenia e transtorno mental. O suicida tem o objetivo de acabar com seu sofrimento. Tem sido um mal silencioso, pois as pessoas não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas.
A esperança é o fato de que , segundo a Organização Mundial de Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ter sido prevenidos; através da atenção com as pessoas, rompendo os estigmas relacionados ao suicídio.
*avaliar situações de risco: mudança no comportamento, tentativa prévia de suicídio.
*ouvir com cordialidade
*demonstrar apoio emocional
*empatia com as emoções
*focalizar aspectos positivos
*buscar atendimento especializado
Para melhorar a nossa saúde mental vamos conversar sobre nossas dores, dificuldades, aflições, angústias, medos, preocupações e ansiedades. De acordo com o médico psiquiatra Adalberto Barreto, quando a boca cala o corpo fala.
Dissemine uma relação mais harmoniosa entre as pessoas, espalhe amor e tolerância, busque mudança no seu estilo de vida através do equilíbrio entre corpo, mente e espírito.
"Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silêncio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove." Cora Carolina
A vida é feita de escolhas e atitudes, faça e mantenha as suas!
Dra Saula Letícia Eid
Médica Clínica Geral - UFSM-RS -CRM 15685
Pós- Graduação em Cardiologia -CESVA
Pós-Graduação Multiprofissional em Medicina da Família-UFSC
Pós -Graduanda em Medicina do Trabalho -UFRGS
Deixe seu comentário