BR-116 em Ponte Alta será interditada para detonação de rocha |
Tradição da Nossa Terra por Mario Neto Presidente da ATACOP Diretor de Patrimônio MTG/SC
Confederação Internacional da Tradição Gaúcha – CITG
Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha – CBTG
Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG
Com a quantidade de CTGs em todo o mundo, foi necessário um órgão que congregasse todas as entidades, a fim de organizar, disciplinar e orientar. Sendo assim, em 1966, foi fundado o Movimento Tradicionalista Gaúcho do Rio Grande do Sul e em 1973 em Santa Catarina, que é fundado inicialmente sob a denominação de Movimento Tradicionalista Catarinense.
Preocupados com o crescimento do número de CTGs no Brasil e no mundo, o gauchismo se organiza na busca de uma instituição maior, que o seu MTG, e em 1987 nasce a entidade maior do Tradicionalismo Gaúcho do Brasil, a Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha, que orgulhosamente teve como seu primeiro Presidente o catarinense e um dos idealizadores, Dr. Jacob Momm Filho, que também buscou filiar-se à já existente Confederação Internacional da Tradição Gaúcha.
As entidades tomam grandes proporções e as suas práticas vem crescendo. A todo instante, criam-se festivais de músicas, danças, poesias, rodeios, hinos, monumentos, comemorações cívicas, concursos de prendas, entre outros, evocando sempre a vida campeira, a história e os símbolos desta Identidade Gaúcha.
Atualmente, são 2.834 CTGs em todo o Brasil e 12 no exterior (fundados por brasileiros), sendo assim, o tradicionalismo gaúcho é estruturado da seguinte forma:
Organograma da Estrutura do Movimento Tradicionalista Gaúcho

Deixe seu comentário