Médicos cubanos foram homenageados antes de partir
Funcionários da Secretaria de Saúde, vizinhos e amigos fizeram questão de prestigiar a solenidade.
Através de Decreto apresentado pelo Vereador Pierre, a Câmara de Vereadores de Correia Pinto concedeu o título de Cidadão Correiapintense aos dois médicos cubanos, Dr. Israel Serrano Pinet e Dra. Maria Dolores Carmenates Varona.
Os médicos cubanos vieram para o Brasil em 2013, através do programa do governo federal "Mais Médicos", o qual previa um prazo de 3 anos de permanência, fato que obrigou todos os médicos que tinham vindo a retornarem para Cuba neste final de ano ou regularizarem, de alguma forma, sua situação legal no país, pois possuem apenas o visto temporário. Porém em setembro de 2016, através da Lei 13.333, o programa foi prorrogado por mais 3 anos e existe a possibilidade de alguns destes cubanos voltarem ao Brasil.
Pierre esclarece que, tradicionalmente, a outorga deste título é feita no mês de maio, junto com as comemorações do Dia do Município, mas, excepcionalmente, os demais vereadores concordaram em fazer este reconhecimento, pois a aprovação do projeto poderá auxiliar no retorno de ambos ao nosso município.
Além disso, durante a entrega do Certificado, Pierre e os demais vereadores fizeram questão de enfatizar que o título também é um reconhecimento e um agradecimento de toda a comunidade pela forma com que ambos prestaram seus serviços, pois a população atendida destacou e valorizou o carinho, preocupação e atenção dispensada aos pacientes.
Na homenagem, funcionários da Secretaria de Saúde, vizinhos e amigos fizeram questão de prestigiar a solenidade, marcada pela emoção e gratidão, sendo que a despedida foi com desejos que em breve voltem a se reencontrar no município.
Os dois médicos já foram embora da Correia Pinto, mas existe ainda a chance de que os mesmos retornem para atender na cidade.
Deixe seu comentário