logo RCN
Redação

Lidas do pinhão

  • Arquivo familiar -

Na localidade do Cerrado em Ponte Alta, na propriedade da família Neves, tradicionalmente esta é uma época de muito trabalho

Conforme determina a legislação ambiental, em 1º de abril, iniciou oficialmente a colheita do pinhão. Para a safra 2023, a expectativa é de uma colheita com sementes de boa qualidade, porém em menor quantidade do que foi colhido em 2022. No geral, estima-se que a safra do pinhão será em torno de 50% menor neste ano. Mas por ser uma estimativa, em alguns locais a redução varia muito, podendo chegar 70%.

Na localidade do Cerrado em Ponte Alta, na propriedade da família Neves, tradicionalmente esta é uma época de muito trabalho, pois, a família aproveita a temporada da safra de pinhão para ampliar a sua renda. Este ano, conforme explicou senhor Daniel Neves, neste ano houve uma redução significativa na produção, segundo ele, em uma safra ótima eles conseguem colher 8,5 toneladas, no ano passado colheram aproximadamente 5 toneladas, no entanto, este ano devido à redução, eles vão conseguir algo em torno de 4.000 Kg.

Para agilizar os trabalhos, alguns homens são contratados temporariamente, um equipamento que debulha e separa as sementes foi adquirido recentemente pela família, assim, se perde menos tempo na debulha e separação manual, aumentando a eficiência.

Por ser um trabalho perigoso, a segurança é levada a sério, principalmente na escalada das araucárias, uma opção em teste é o uso do rapel para a descida das árvores, para a subida eles já se utilizam de escada amarrada ao troco árvore, uma vez que consideram um meio muito mais seguro.

Grande parte da produção de pinhão que a família colhe é vendida para clientes do litoral e cidades do vale do Itajaí. A família almeja profissionalizar-se, cada vez mais, e criar e consolidar uma marca que possa ser referência na colheita de pinhão de forma segura no planalto serrano.


Família de Ponte Alta que perdeu tudo em incêndio necessita de ajuda Anterior

Família de Ponte Alta que perdeu tudo em incêndio necessita de ajuda

Em Ponte Alta são 2.923 veículos Próximo

Em Ponte Alta são 2.923 veículos

Deixe seu comentário