logo RCN

Programa Cidade Limpa

Secretaria e consultoria ambiental realizam gravimetria de resíduos em Ponte Alta

Como parte da atuação do Programa Cidade Limpa, a Secretaria do Meio Ambiente de Ponte Alta realizou a gravimetria de resíduos do município, com apoio da empresa Ecológica Ambiental e coordenação técnica da Menos Lixo Assessoria e Consultoria Ambiental, de Chapecó. A ferramenta permite identificar os tipos e a quantidade de resíduos coletados por meio da pesagem realizada em 21 de janeiro.

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, João Picinini, foram analisadas seis toneladas de material. Deste total, quatro toneladas – 3,4t de recicláveis e 600 quilos de resíduos orgânicos – poderiam ser reaproveitadas, enquanto apenas duas foram consideradas rejeito, sem chance de reciclagem ou transformação em adubo.

Segundo dados do Consórcio Intermunicipal do Contestado (Coinco), o transporte e a disposição do lixo da cidade no aterro de Curitibanos custam ao município de Ponte Alta o valor de mil reais por tonelada. Considerando a gravimetria realizada, seriam seis mil reais em um único dia, ou, com duas coletas semanais, o equivalente a 575 mil reais ao longo de um ano.

Em Ponte Alta, ações de conscientização têm sido realizadas nos últimos anos para promover a participação das pessoas. Uma das principais indicações é a de que os moradores da cidade separem os materiais recicláveis e façam a compostagem de resíduos orgânicos, como sobras da cozinha, cascas, restos de alimentos, folhas e grama.

Desta forma, tanto o diagnóstico realizado pelas empresas de consultoria quanto as ações coletivas podem levar à melhor aplicação de recursos públicos e orientar estratégias de curto, médio e longo prazo, conforme reforça o prefeito interino Lauri Antunes: “menos desperdício significa mais responsabilidade. Com pequenas mudanças de hábito, a cidade ganha em economia, sustentabilidade e qualidade de vida para todos”, disse.

Programa Cidade Limpa Anterior

Programa Cidade Limpa

Postagem em rede social expõe abandono do Cemitério Municipal de Ponte Alta Próximo

Postagem em rede social expõe abandono do Cemitério Municipal de Ponte Alta

Deixe seu comentário